O Município de Vendas Novas integra a rede nacional de espaços para teletrabalho e coworking.
Nesta primeira fase da rede, vão ser abertos até ao final de junho de 2021, o total de 53 espaços, sendo três no Alentejo, no qual se inclui Vendas Novas, que já escolheu o local, a incubadora StartUP Alentejo – Vendas Novas Empreende.
Os espaços, disponibilizados pelas autarquias, vão estar equipados com computadores, impressoras e acesso à internet e vão ser divididos em áreas de diferentes tipologias, de forma a disporem de bancadas livres para diferentes períodos de ocupação, zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação.
A criação destes espaços tem como objetivo contribuir para a dinamização dos territórios do interior, facilitando a fixação e atração de pessoas e empresas e reduzindo a assimetria geográfica de ofertas profissionais.
Pretendem também reduzir a necessidade de deslocações, melhorar a qualidade de vida das populações do interior, ao promover a articulação entre a vida profissional e a familiar, para além de permitir ainda a partilha de experiências e ideias entre trabalhadores de vários contextos e origens.
Foram ainda formalizados os acordos com os Municípios de Alvito e Alter do Chão.
Fotografia: Câmara Municipal de Vendas Novas