A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam amanhã, dia 23 de fevereiro, a Campanha de Segurança Rodoviária “Phone Off – A conduzir não uses o telemóvel” inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021.
Vai decorrer entre os dias 23 de fevereiro e 1 de março, a campanha que tem como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução.
Uma das localidades onde vai decorrer a operação de fiscalização é na estrada nacional 4 – Vendas Novas, no dia 24 de fevereiro.
As ações de sensibilização vão tambem decorrer no dia 23 de fevereiro, na Zona da Expo, Lisboa, no dia 25 de fevereiro na Estrada dos Ciprestes, Setúbal, e no dia 26 de fevereiro na Rotunda A8, Saída de Óbidos.
Recorde-se que em 2020 foram registadas 23.038 infrações por manuseamento do telemóvel durante a condução, o que corresponde a uma média de cerca de 63 infrações por dia.
De modo a reduzir este comportamento, as alterações ao Código da Estrada, em vigor desde 8 de janeiro deste ano, duplicaram os valores das coimas, tendo passado os seus limites para €250 a €1.250, com subtração de 3 pontos na carta em vez dos 2, anteriormente previstos