A tradição volta a ser cumprida. Centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país partem amanhã da Moita em direção a Viana do Alentejo, onde chegam no sábado, na 16.ª edição da Romaria a Cavalo.
“As expetativas são cada vez maiores. Quando parten da Moita são entre 200 a 300 cavalos, durante o percurso juntam-se mais e no últimos dia temos a expetativa de superar os 600”, afirma Miguel Fadista, da Associação Equestre de Viana do Alentejo.
A edição deste ano, segundo o responsável, tem como novidades a participação de um grupo vindo de Espanha e uma alteração do percurso, com passagem por Rio Frio e Poceirão.
O presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, realça a aposta do município na iniciativa, assinalando que “é um dos eventos que leva mais vistantes” ao concelho.
“Queremos que os visitantes não só almocem e alguns durmam, como também comprem artesanato e visitem o património edificado”, afirmou o autarca.
A Romaria a Cavalo tem o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e o seu presidente, António Ceia da Silva, destaca o caráter diferenciador do evento.
“Não é um evento como se realizam tantos outros que são iguais em Faro ou em Bragança, este evento é único, realiza-se aqui, tem características muito associadas à religiosidade, associa o sagrado e o profano e junta as associações equestres e as duas autarquias”, disse.
A partida da Moita está agendada para amanhã, às 09:30, estando a chegada a Viana do Alentejo prevista para sábado, às 17:00.
Para receber os romeiros e os muitos visitantes, a Câmara de Viana do Alentejo preparou um programa cultural, com espetáculos de música e dança.
Em termos religiosos, o destaque vai para a procissão em honra de Nossa Senhora D’Aires pelas ruas da vila, no sábado, às 21:00, e para a procissão e missa campal no Santuário, no domingo, a partir das 10:00.