Vinhas influenciam o potencial das aves como aliadas no controlo de pragas

Vinhas influenciam o potencial das aves como aliadas no controlo de pragas

Quinta-feira, 04 Março 2021
Alentejo

Um estudo da Universidade de Évora (UÉ) demonstra que as características das vinhas influenciam o potencial das aves como aliadas no controlo de pragas.

E segundo Rui Lourenço, doutorado em Biologia pela Universidade de Évora que se têm dedicado há mais de 20 anos à investigação na área da ecologia e conservação de aves, é essencial  para “facilitar uma agricultura mais biológica e com menor uso de químicos”.

Logo o resultado final passa por “melhores vinhos” e pela “proteção da natureza”.

É inequívoco o valor que o vinho e a vinha têm para o nosso país, “e são muito relevantes para a economia regional em muitos países e as aves podem ser importantes aliadas da chamada “vinecologia”, realça o investigador , integrando as práticas ecológicas na viticultura “que vão de encontro à procura crescente por parte de consumidores de vinhos de qualidade e promotores da sustentabilidade ambiental” realça Rui Lourenço.

O estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto “Novas ferramentas para a monitorização e avaliação de serviços de ecossistemas em sistemas de produção tradicionais do Alentejo sujeitos a intensificação”, financiado pelo programa Alentejo 2020.

Ilustração: Universidade de Évora

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com