Desde o dia 25 de fevereiro que uma equipa de voluntários da Fundação Eugénio de Almeida (FEA) está a apoiar no processo de vacinação para a Covid-19, que decorre no Centro de Vacinação do concelho, instalado na Arena de Évora.
Até ao momento, os voluntários já fizeram mais de 1.400 horas de voluntariado.
No âmbito de uma colaboração desenvolvida com o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES-AC), todos os dias os voluntários se distribuem em turnos de 2h, ou mais horas, e juntam-se à equipa de profissionais presente no Centro de Vacinação.
O grupo conta com 88 voluntários e mantém uma presença diária no local. de modo a prestar apoio aos utentes.
Acolhem, informam e auxiliam aqueles que vão ser vacinados, como por exemplo, ajudam a preencher os questionários obrigatórios e dão uma palavra de conforto a todos os que vão ser vacinados.
“O Projeto de Voluntariado no Apoio à Vacinação para a Covid-19 constitui-se num importante apoio para os utentes, particularmente os mais idosos, e para as suas famílias, contribuindo para agilizar e facilitar o processo e, fundamentalmente, humanizar todo o sensível procedimento de vacinação”, realça a instituição.
Acrescentando ainda que a Fundação Eugénio de Almeida “proporciona enquadramento legal e formal, acompanhamento diário, formação sobre as medidas de higiene e segurança no âmbito deste projeto de voluntariado, funcionamento do próprio projeto e outra informação útil para a prática qualificada de voluntariado”.
Esta formação conta também com a participação de profissionais do ACES-AC, tendo já sido realizadas 6 sessões de capacitação.
Fotografia: Fundação Eugénio de Almeida